18/01/2012 13:17:18
Prefeitura e Governo do estado inauguram Samu em São Sebastião

Alagoas é o primeiro Estado do Brasil a colocar uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estrategicamente, em todo o território, destacou o governador Teotônio Vilela Filho hoje pela manhã,  na inauguração da 30ª Base do Samu no município de São Sebastião, a 130 km de Maceió. A pretensão do governador é que a cada 30 km tenha uma Base do Samu. Até o final do ano serão mais cinco.

O povo de São Sebastião, agora, terá um atendimento de urgência e emergência com eficiência e eficácia porque os profissionais foram treinados e estão aptos para salvar vidas, comentou o Teotônio Vilela, elogiando também a estrutura física da Base. Não tenha dúvida José Pacheco  [prefeito] esta é a melhor base que nós inauguramos, completou.

“Passamos mais de oito meses a espera desta inauguração. Sabemos da importância desse atendimento para o nosso povo. Temos certeza de que a partir de agora iremos salvar muitas vidas porque o atendimento será imediato”, disse o prefeito de São Sebastião José Pacheco. Além da base do Samu construímos oito postos de saúde, destacou elogiando o governador pela parceria entre o Estado e o município para inaugurar a Base do Samu.
Já o secretário de saúde do município, Carlos Roberto Cerqueira de Meneses, falou que a excelente estrutura do Samu representa o respeito que o prefeito tem para o povo de São Sebastião. A qualidade do local e capacidade dos profissionais são fundamentais para que o povo seja atendido com dignidade, comentou o secretario da saúde.

O município de São Sebastião fica localizado no agreste alagoano e tem 32.007 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativo a 2010. A nova Base vai atender, também, as populações dos municípios de Feira Grande, Igreja Nova e Junqueiro, que abrange 68.477 habitantes.

As Bases do Samu no interior do Estado fazem parte da estratégia do governador Teotônio Vilela em expandir o serviço para todos os alagoanos, desde Maragogi até o lado do Estado, Delmiro Gouveia.

Os socorristas começaram a atuar na Base hoje. Eles foram treinados por uma equipe de profissionais (médicos e enfermeiros) do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do município de Arapiraca. O município de São Sebastião pertence a Central do Samu da II Macro Região de Arapiraca, o que significa dizer que todas as ligações para o 192 do município e região serão encaminhadas para esta Central, em que os médicos vão fazer a regulação do atendimento, ou seja, encaminhar as vítimas para o hospital mais próximo da região.

Além da Base do SAMU de São Sebastião, a população da região também terá disponíveis, os serviços do Aeromédico (UTI aérea) e de uma Unidade de Suporte Avançado Neonatal (UTI móvel). Caso necessite dos serviços da aeronave ou da ambulância Neonatal basta entrar em contato pelo 192.
Participaram também da inauguração, o deputado Joaozinho Pereira, o presente da Cãmara Municipal de São Sebastião, Atila de Lima, vereadores, a Banda da Polícia Miliar de Alagoas, secretários municipais e muitos populares.

Outras de Saúde