DESTAQUES

NOTÍCIAS

16/08/2013 08:08:15
São Sebastião participa de Conferência Estadual das Cidades
Foto: assessoria

 Nos dias 12 e 13 deste mês, o município de São Sebastião enviou representantes para participarem da Conferência Estadual das Cidades, que teve como palco o Centro de Convenções em Maceió. Na oportunidade representaram o município os três delegados escolhidos durante a Conferência Municipal, além da secretária municipal de Cultura, Alissandra Regueira, e a presidente da Associação das Mulheres Rendeiras, Vânia Morais.

 
Durante o encontro foi definido o Plano de Desenvolvimento Integrado para o Urbanismo, que deverá nortear o trabalho de todos os municípios na elaboração de projetos e aplicação de recursos voltados para áreas como mobilidade urbana, regularização fundiária, habitação e saneamento, os principais eixos da 5ª Conferência Estadual das Cidades.
 
As discussões representaram um importante passo rumo à implementação de uma política urbana para o Estado. No encontro saiu o texto de Alagoas a ser apreciado e discutido na Convenção Nacional, de 20 a 24 de novembro, em Brasília, com tema central denominado “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. O documento a ser elaborado é resultado das 80 convenções municipais realizadas entre os meses de março e junho. Em São Sebastião, a Conferência Municipal aconteceu no dia 20 de maio.
 
ESTANDE
Na oportunidade, os participantes do evento puderam conhecer melhor a cultura e a história de alguns municípios, que se divulgaram através de estandes. O de São Sebastião certamente foi um dos mais visitados e chamou a atenção do público pela beleza, criatividade e riqueza cultural. 
 
Nele foram expostas as rendas de bilro, uma das maiores tradições em São Sebastião. A rendeira Julia também se fez presente, produzindo belíssimas peças diante dos olhares atentos dos visitantes. O artesanato dos índios da Aldeia Karapotó foi outra atração e, como não poderia faltar, a culinária de São Sebastião também esteve presente, com os bolos, doces e outras iguarias produzidas no povoado Taboquinha, além da cachaça Gogó da Ema que, recentemente, ganhou medalha de ouro em concurso internacional de destilados.

Outras de Cultura e Turismo