29/02/2016 12:06:03
Historiadores do IPHAN inspecionam patrimônio histórico e cultural de São Sebastião
Foto: Assessoria

No último sábado (27), uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) esteve em São Sebastião conhecendo de perto e fazendo um breve levantamento do patrimônio histórico e cultural do município.

A visita do grupo à São Sebastião teve como objetivo identificar, catalogar e proteger os imóveis, evitando a destruição dos bens artísticos culturais.

Cinco pessoas, lideradas pelo antropólogo carioca Pedro Simonard, visitaram diversos locais, começando pelas duas igrejas católicas do Centro da cidade. Acompanhados pela secretária municipal de Cultura, Alissandra Regueira, os historiadores puderam conhecer um pouco mais das belas e tradicionais rendas de bilro, uma forte marca cultural de São Sebastião.

A equipe do IPHAN também fez uma visita à aldeia indígena Karapotó Plak-ô, onde tiveram a oportunidade de conhecerem como vivem os moradores daquela comunidade. Na oportunidade a comitiva também conheceu o local onde é realizado o Ouricuri, evento sagrado e tradicional dos povos indígenas.

E, pra finalizar, os historiadores visitaram à aldeia Terra, onde foram recepcionados pela cacique Rosicleide, popularmente conhecida como Nena.

Outras de Cultura e Turismo