DESTAQUES

NOTÍCIAS

08/04/2017 14:04:51
Saúde de são sebastião prepara seus Agentes
Foto: assesoria
Na manhã da última sexta feira (07), aconteceu no clube Municipal o encerramento do Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde. O evento contou com a presença do prefeito do município Zé Pacheco, Representante da ETSAL Nélida Aleixo, Vereadores, Conselheiros   municipais, secretários municipais e coordenadores .
 
O Evento contou ainda com um seminário e apresentações do trabalho do dia a dia do agente, apresentações educativas e culturais.
 
O curso foi realizado em parceria com o Governo do Estado através da Escola Técnica de Saúde Professora Valeria Hora (ETSAL), foram formados 29 agentes sendo 25 de São Sebastião e 4 de Lagoa da Canoa. O curso teve duração de seis meses que foi ministrado pelas enfermeiras Mariana Regueira Lucena, Adriana Patrícia dos Santos Lima, Aline Regina dos Santos Lima e Luana Rafaelle dos Santos Silva.
 

O Curso teve como objetivo a formação de profissionais aptos a atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde. O técnico em agente comunitário de saúde orienta e acompanha famílias e grupos em seus domicílios e os encaminha aos serviços de saúde; realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas; participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, implementação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde; participa e mobiliza a população para as reuniões do conselho de saúde; identifica indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência; e trabalha em equipe nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, promovendo a integração entre população atendida e os serviços de atenção básica à saúde. 

Outras de Saúde