DESTAQUES

NOTÍCIAS

26/04/2013 14:41:11
Campanha quer imunizar 100% do rebanho alagoano contra brucelose
Foto: assessoria

Começou a campanha de vacinação contra a brucelose, doença que afeta o gado e pode também ser transmitida ao homem. Com divulgação intensa, a campanha tem o objetivo de mobilizar os criadores de gado para imunizar 100% do rebanho alagoano.

O diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, diz que a expectativa é aumentar a cobertura vacinal contra a doença no estado. “Atualmente, 28 mil animais são vacinados em Alagoas, aproximadamente. A nossa meta é chegar a 130 mil, o que representa 100% do rebanho em condições de vacinação, explica.

Segundo a Secretária de Agricultura Maria das Graças (Irmã Graça), a vacina é a única forma de combater a doença e tem de ser aplicada em fêmeas entres os três e os oito meses. A brucelose é mais prejudicial do que muitas outras doenças que afetam o gado.

“É pior que a aftosa, por exemplo. O Agente causador é bem mais resistente, conseguindo sobreviver a nível de pastagem. Se você tem três, quatro animais infectados, em pouco tempo você poderá ter de 10 a 15 gados”, afirma Irmã graça.

O superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Layr Correia, fala sobre a importância do agricultor manter um rebanho saudável. “É o que eu sempre falo: o que engorda o bolso do criador é a educação sanitária, os cuidados que você tem com os animais. O ideal é dar todas as condições para que o seu rebanho esteja livre de qualquer doença”, ressalta.

Outras de Agricultura