12/06/2013 10:27:34
ÁGUA PARA TODOS - Parceria entre Prefeitura e Codevasf garante mais de 2 mil cisternas em São Sebastião

investimento está estimado na ordem de R$ 10 milhões. Cisternas deverão ser instaladas em até 4 meses

Foi realizada na manhã deste sábado (8), no Clube Municipal de São Sebastião, a apresentação do Programa Água para Todos, desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A reunião atendeu a uma solicitação da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que vê o projeto como uma excelente saída para amenizar o sofrimento da população rural.

De acordo com o coordenador regional do Programa em Alagoas, Eduardo Motta, a previsão é de que cerca de duas mil cisternas sejam instaladas no município de São Sebastião dentro dos próximos 4 meses, o que significa um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Além das cisternas, com capacidade para 16 mil litros cada, o beneficiário receberá as tubulações, conexões, bomba manual, calhas e todas as orientações técnicas necessárias para o bom uso.

Durante a reunião, que ainda contou com as presenças do deputado federal Gilvaldo Carimbão, representantes da Codevasf, agentes de saúde, vereadores e lideranças comunitárias, também foi escolhido o Comitê Gestor Municipal, formado por 11 titulares e 11 suplentes, que deverá conduzir o andamento do programa no município. Os membros do Comitê representam diversos setores da sociedade civil, entre eles os sindicatos rurais, igreja, Prefeitura, lideranças comunitárias, entre outros.

O Conselho Municipal juntamente com equipes da Codevasf deverão iniciar, nos próximos 15 dias, as visitas pelas comunidades rurais do município, no intuito de mapear e identificar as famílias que necessitam das cisternas. Nestas comunidades também serão criados os Comitês Comunitários, formados por 3 representantes cada, sendo que, obrigatoriamente, um deles tem que ser mulher. Para ser beneficiada pelo Programa Água para Todos, a família deve estar inserida no Cadastro Único, não ter acesso à água e viver em situação de extrema pobreza.

Segundo o deputado federal Gilvaldo Carimbão, em Alagoas a Codevasf já colocou mais de 10 mil cisternas e agora colocará mais 2 mil somente em São Sebastião. “Parabenizo ao prefeito Charles Pacheco pelo empenho de nos ter procurado e solicitado essa parceria tão importante. Esse é um dos poucos prefeitos em Alagoas que deixa as vaidades e as cores partidárias de lado para priorizar os anseios de seu povo”, frisou Carimbão.

O prefeito Charles, por sua vez, agradeceu a parceria da Codevasf e reforçou a necessidade da água para muitas famílias. “A Prefeitura está a disposição para acolher tudo o que a Codevasf precisar, no intuito de amenizar o sofrimento de quem precisa de água, uma vez que quem tem sede tem pressa”, finalizou Charles.
Outras de Agricultura